domingo, 8 de maio de 2016

A arte pode salvar vidas?


Das impressoras para o asfalto! O 3D é tendência também na segurança viária. Intervenções artísticas em diversas cidades no mundo tentam transformar as faixas de pedestres, deixando-as mais coloridas, chamativas e menos insossas. O objetivo é causar um reação nos motoristas, fazendo com que estes diminuam a velocidade e aumentem a atenção próximo às faixas de segurança. 

Até agora ações isoladas, parece que começam a ser encaradas como uma alternativa viável de segurança viária. Na Índia, por exemplo, o Ministério dos Transportes começou a testar a ideia de forma oficial. As autoridades de trânsito testaram os efeitos na estrada Ahmedabad - Mehsana e aprovaram o conceito. Há algumas limitações nos projetos devido às normas rodoviárias e as artistas aplicaram o projeto com as mudanças aprovadas pelas autoridades. A faixa 3D dá aos motoristas a sensação de que algo está diferente, fazendo-os desacelerar. A ideia está sendo aplicada próximo a escolas e em áreas propensas a acidentes, para aumentar a segurança dos pedestres.


Segundo as autoras do projeto, Saumya Pandya Thakkar e Shakuntala Pandya, não há riscos de freadas súbitas. “... na realidade, são apenas tiras oblíquas suaves com micro efeito 3D, levando em conta a segurança dos motoristas. A visão humana pode ver desenhos em  2D. Pode ver pinturas de parede 3D, mas não podem ver perfeitamente as pinturas no chão em 3D, sem uma câmera em determinado ângulo. Assim, são apenas linhas inclinadas com um pequeno efeito 3D. A obra de arte não cria a ilusão dimensional a olho nu, mas causa um efeito diferente do usual, o que a aumenta a atenção dos motoristas".

A intervenção de Saumya e Shakuntala Pandya em testes na Índia

Agora é aguardar os resultados da experiência na Índia para ver se, realmente, a arte pode salvar vidas.


Algumas outras intervenções pelo mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário