A Administração Federal de Estradas
dos Estados Unidos (FHWA) publicou em 5 de
maio a revisão da atual política federal, que ajudará a reduzir custos e
acelerar os projetos de rodovias. Desde 1985, 13 critérios de design foram
estabelecidos como prioritários devido a seu impacto nas operações e na segurança.
Com base em pesquisas e na experiência
da FHWA, as rodovias de alta velocidade passarão a ter 10 critérios
prioritários e as rodovias de menor velocidade, como as que cruzam perímetros
urbanos, passarão a ter apenas dois critérios prioritários. Isto permitirá que
os engenheiros possam desenvolver soluções de projeto mais flexíveis, que atendam
as necessidades e objetivos locais.
Critérios prioritários (adotados
em 1985)
- Velocidade
de Projeto
- Largura
da faixa de rodagem
- Largura
do acostamento
- Largura
de pontes
- Alinhamento
horizontal
- Superelevação
- Alinhamento
vertical
- Grade
- Distância
de visibilidade
- Inclinação
transversal
- Altura
livre mínima
- Espaço
horizontal/deslocamento lateral
- Capacidade
estrutural
A Nova política eliminou três critérios: largura de pontes, alinhamento
vertical e espaço horizontal/deslocamento lateral. Três critérios foram rebatizados
para melhor entendimento: alinhamento horizontal para raio da curva horizontal; grade para grade máximo(eliminando o grade mínimo como critério de controle) e
capacidade estrutural para capacidade
estrutural projetada.
Os 10 critérios de controle são
obrigatórios para rodovias de alta velocidade (velocidade de projeto maior ou igual
a 50 milhas por hora (80km/h).
Para rodovias com velocidade de
projeto menor do que 50 milhas por hora (80km/h) apenas dois critérios de
controle são obrigatórios: velocidade de projeto e capacidade estrutural
projetada.
Critérios prioritários (a
partir de 2016)
- Velocidade
de Projeto
- Largura
da faixa de rodagem
- Largura
do acostamento
- Raio
de curva horizontal
- Superelevação
- Grade
máximo
- Distância
de visibilidade
- Inclinação
transversal
- Altura
livre mínima
- Capacidade
estrutural projetada
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